Chegamos no 2º semestre do ano e nós da Conexão Palestra trabalhamos fortemente na busca de excelentes profissionais que tenha profundo conhecimento na área que atuam e que possam compartilhar os seus conhecimentos e ajudar ao máximo de pessoas a transformar sua vida. Seja com motivação, qualidade de vida, saúde mental, prevenção, conscientização estratégica de apoio.
Vamos juntos entender e levar as corporações a importância das principais campanhas dos meses das cores e qual a importante de levar para a sua empresa, além de conscientizá-los e prevenir não somente aos colaboradores, mas que eles também possam ter o conhecimento e a informação e compartilhar com as pessoas que amam. E ainda demostrar o quanto você o importa com cada um que faz parte do dia a dia em sua empresa.
E foi pensando nisso que criamos o calendário para que você possa fazer o seu planejamento para as ações com suas equipes.
Confira dicas elaboradas pela Conexão Palestra, mês a mês, para o planejamento do RH em 2024:
O ano começa com a campanha “Janeiro Branco”, sobre saúde mental. Gere informações através de materiais compartilháveis como newsletters e lives com especialistas. Palestras e/ou rodas de conversa, com profissionais na área da saúde do trabalho, é uma das opções mais procuradas, ou psicólogos e terapeutas convidados podem trazer insights para refletir sobre os tabus relacionados aos transtornos mentais, assim como inseguranças e questões derivadas. A gestão pode criar um canal de comunicação aberto com o time, para que a ação esteja de acordo com o que é mais adequado para a equipe.
Outras ações incluem: incentivo à pausas durante o expediente e realizar o teste de saúde mental para mapear questões específicas. Algumas atividades também podem ser realizadas de forma remota, como uma sessão de Meditação Mindfulness. Janeiro também tem datas interessantes, como o Dia da Gratidão (6) e o Dia da Saudade (30).
O mês do Carnaval é um excelente período para estimular a alegria e criar dinâmicas entre os colaboradores, como criar um evento à fantasia, por exemplo. Outro evento importante é o “fevereiro laranja campanha para dar destaque à importância do diagnóstico precoce, a Leucemia, um dos tipos mais graves de câncer que afeta os glóbulos brancos. E o “fevereiro roxo “campanha para dar destaque à importância de três doenças: Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheime
Aproveite o mês para enviar materiais sobre o assunto e criar ações como palestra e roda de conversa sobre prevenção e cuidado.
O mês é dedicado às mulheres e o RH pode criar campanhas e ações especiais sobre a data. A data ocorre no dia 8 de março, mas a gestão pode promover uma homenagem às mulheres da empresa durante todo o mês. Seja com profissionais trazendo alguns temas específicos, como inclusão, resiliência, valorização das mulheres nas corporações, empoderamento feminino, motivação para agregar no crescimento e o fortalecimento da mulher e muito mais.
Outra possibilidade é falar sobre temas em torno dos desafios, saúde da mulher menopausa e a velhice.
O mês de março é também é marcado pelas campanhas de conscientização ao Câncer de Colo de Útero, o Março Lilás, e à Endometriose, que faz parte do Março Amarelo, e não podemos deixar de falar sobre Março Azul Marinho, que tem por objetivo alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate do câncer colorretal.
Outras datas importantes em março que podem render dinâmicas são o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março); Dia do Consumidor (15); e o Dia Mundial da Água (22).
A campanha “Abril Verde”, para segurança no ambiente de trabalho, é uma época em que muitas empresas escolhem fazer a Semana SIPAT, de saúde e segurança. Invista no tema e estimule a equipe a preocupar-se com a ergonomia no home office, utilizar roupas confortáveis e orientações para prevenir acidentes. Você pode realizar Palestras, práticas de descompressão e oferecer terapias online.
Temos também o Abril Azul, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo, envolver a comunidade, trazer visibilidade e buscar uma sociedade mais consciente, menos preconceituosa e mais inclusiva
Outra ideia é no dia 06 de Abril, Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, onde você pode fazer dinâmicas de incentivo ao bem-estar e às atividades físicas.
Abril também é o mês da Páscoa (dia 9), de renascimento. Presenteie sua equipe com chocolates nesse dia especial; envie mensagens positivas por e-mail e faça um momento de descompressão em conjunto para conversar.
O mês das mães é especial e necessário para que a empresa possa mostrar reconhecimento por todas as mães na empresa, com ações durante todo o mês e na data oficial, no dia 14. Algumas ideias podem incluir o envio de mensagens e cartas online; vídeos dos filhos e familiares; vale-benefício para sessões terapêuticas de cuidado mental.
Há também o Dia do Trabalhador, em 1º de Maio, quando a gestão pode aproveitar para realizar uma homenagem a todos os colaboradores, como demonstrar o rendimento e metas alcançadas, distribuição de prêmios, brindes, lanches ou lembranças.
Outras datas comemorativas são o Dia da Família (15 de maio) e o Dia do Abraço (22).
O Dia dos Namorados (12) pode ser uma oportunidade de criar atividades que estimulem a conexão entre os colegas. Seja criativo!
Entre 5 e 9 é a Semana do Meio Ambiente, aproveite para promover conhecimento sobre práticas ESG nas empresas. Elas potencializam a imagem corporativa, fomentam relações positivas com stakeholders e geram qualidade de vida no trabalho. São exemplos: premiações para colaboradores com atitudes sustentáveis; estímulo ao plantio de árvores; conscientização do consumo de recursos naturais; políticas de convívio e assistência social; programas educacionais e cursos; e promoção de palestras sobre saúde física e mental. Além disso, há o São João, ótimo momento para fazer uma festa presencial ou online.
Outras datas são o “Junho vermelho”, dedicado à doação de sangue; Dia do orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), para inclusão e diversidade; e Dia do RH (3).
Este mês possui algumas datas que remetem ao afeto, por isso pode ser um mês propício para organizar um happy hour ou rodas de conversa com a equipe, como no Dia do amigo (20 de julho) ou no Dia dos avós (26).
Mês em que acontece a campanha do “Agosto Dourado”, de estímulo à amamentação — serve para divulgar materiais de conscientização sobre o tema. Na onda das cores, também será relembrado o “Agosto Lilás”, direcionado ao combate à violência contra a mulher.
Outras datas lembradas são o Dia Internacional dos Povos Indígenas (9 de agosto); Dia Nacional das Artes (12); e Dia dos Pais (13). Algumas sugestões de mimos podem ser: envio de mensagens ou vídeos dos filhos, publicações em redes sociais, entre outros.
Mês dedicado ao Setembro Amarelo: 10 de setembro é o dia mundial de prevenção do suicídio, um momento que serve para conscientizar sobre o tema e apoiar quem precisa. Incentivar práticas de saúde mental na equipe pode ser a porta de entrada para as pessoas experimentarem novas formas de cuidar da saúde mental.
Algumas ações podem ser realizadas em grupo, como sessões de Meditação Mindfulness, palestras de conscientização e dinâmicas em videochamada. A palestra pode acontecer ao vivo com profissionais da área de saúde, mostrando como cuidar da saúde mental, dando dicas para lidar com a depressão e ansiedade e saber como lidar com alguém que está pensando em suicídio.
Um debate pode ser interessante, através de conteúdos educativos e também aproveitar a data para oferecer um novo benefício de saúde mental recorrente.
E não podemos esquecer o Setembro Vermelho é uma ação que objetiva, justamente, divulgar a importância de prevenir e tratar essas doenças, assim como de cuidar do coração.
Outras datas relevantes são: Dia do irmão (5 de setembro); Dia do cliente (15); Dia do programador (13); e Dia Internacional da Língua de Sinais (26).
Este é o mês da campanha de prevenção do câncer de mama, que, com exceção do câncer de pele, é o que mais acomete mulheres no Brasil. A empresa pode oferecer ações concretas para a campanha Outubro Rosa, como: benefício para as colaboradoras terem acesso a médicos e exames ginecológicos; divulgar formas de prevenção, como o autoexame; engajar a equipe para a causa, levantando doações como fundos, alimentos e cabelos para confeccionar perucas; convidar especialistas para esclarecer dúvidas de prevenção, diagnóstico e tratamento (uso de caixa de perguntas anônimas); etc
Outras datas que podem render ações diferenciadas pelo RH: Dia das crianças (12 de outubro); Dia mundial dos animais (4); Dia do empreendedor (5); e Dia das bruxas (31).
A campanha Novembro Azul conscientiza sobre o câncer de próstata e ajuda a aconselhar e conscientizar homens. O RH pode fazer ações por e-mail e redes sociais, apresentando cartilhas com informações relevantes. Também é possível enviar Press Kit para os funcionários; fazer ações coletivas, como o dia em que todos vestem azul e usam bigodes; e envio de eBooks, wallpapers, peças gráficas compartilháveis e frases.
Opte por não se prender exclusivamente às questões do câncer, pois os homens tendem a evitar frequentar consultórios médicos e fazer exames preventivos. Aborde a saúde do homem por completo nos materiais informativos.
Outras datas de novembro: Dia nacional da cultura e dia do designer (5 de novembro); Dia mundial do empreendedorismo feminino (19); e Dia da consciência negra no Brasil (20).
Seguindo os meses coloridos, dezembro é representado pelas cores vermelho (campanha direcionada para destacar os cuidados e prevenção ao HIV) e laranja (voltada à prevenção do câncer de pele).
O Natal e Reveillon na empresa também podem ser planejados, algumas dicas para essa época do ano incluem a organização de amigo secreto visando a interação com os colegas; realização de desafios ou um quiz valendo premiações; momentos de descontração com jogos, músicas e rodas de conversa; envio de cestas de Natal, vale presentes e a disponibilização de vouchers para consultas de terapias complementares para relaxamento mental dos colaboradores. Tudo para fechar o ano com chave de ouro e recarregar as energias para a chegada de um novo!
Me atrevo a sugerir que é o momento ideal para levar profissionais com palestra para. Preparar e recarregar as energias e motivá-los para iniciar o novo ano com tudo!
Conte com apoio da Conexão Palestra para lhe ajudar na escolha do profissional ideal para essas e outras ações que desejar.
Acreditamos que a parceria entre a sua organização e a Conexão Palestra pode trazer um diferencial significativo ao seu evento, proporcionando aos participantes uma experiência memorável e impactante.
Temos treinamento, workshop, roda de conversa, stand-up, convenção, congresso, mestre de cerimonias. Além de palestras extraordinárias para todas as datas e ocasiões que desejar.
![]() |
Branco: Saúde Mental e Emocional |
![]() |
Roxo: Conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer |
![]() |
Laranja: Prevenção da Leucemia |
![]() |
Lilás: Câncer do Colo do Útero |
![]() |
Azul-Marinho: Combate ao Câncer Colorretal |
![]() |
Azul: Conscientização sobre o Autismo |
![]() |
Verde: Saúde e Segurança no Trabalho |
![]() |
Amarelo: Conscientização no Trânsito |
![]() |
Vermelho: Incentivo à Doação de Sangue |
![]() |
Amarelo: Combate às Hepatites Virais |
![]() |
Laranja: Conscientização sobre a Esclerose Múltipla |
![]() |
Lilás: Violência Contra a Mulher |
![]() |
Dourado: Incentivo ao Aleitamento Materno |
![]() |
Vermelho: Doenças do Coração |
![]() |
Amarelo: Prevenção ao Suicídio |
![]() |
Verde: Incentivo à Doação de Órgãos |
![]() |
Rosa: Combate ao Câncer de Mama |
![]() |
Azul: Combate ao Câncer de Próstata |
![]() |
Laranja: Prevenção ao Câncer de Pele |
![]() |
Vermelho: Combate ao HIV/Aids e Outras ISTs |